Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Suplementação de probiótico reduz inflamação de pacientes com artrite reumatoide


 
Não me imagino trabalhando sem essas bactérias amigas!!  Muito interessante este estudo que usou o L. casei em pacientes com Artrite Reumatóide e observaram redução das dores e marcador inflamatório!!
 
"Estudo publicado na revista International Journal of Rheumatic Diseases demonstrou que a suplementação de probiótico pode ser considerada uma terapia adjuvante para pacientes com artrite reumatoide (AR), por reduzir a inflamação e ajudar a aliviar os sintomas.

O estudo foi do tipo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Foram avaliados pacientes do sexo feminino com AR estabelecida há mais de um ano, com idade entre 20 e 80 anos e índice de massa corporal (IMC) inferior a 40 kg/m2.

As pacientes foram distribuídas aleatoriamente em 2 grupos: o primeiro (n=22), que recebeu uma cápsula contendo 108 unidades formadoras de colônias (UFC) de Lactobacillus casei (L. casei), diariamente durante 8 semanas; o segundo (n=24), que recebeu placebo, também diariamente e durante 8 semanas. As participantes do estudo foram avaliadas no início e no final do estudo. Para avaliar a atividade da doença os pesquisadores utilizaram o índice DAS28 (do inglês, disease activity score 28), que incluem variáveis como a contagem de articulações doloridas e inchadas, uma escala visual feita pelo paciente para avaliação da atividade da doença, e a proteína C reativa (PCR), como uma medida da inflamação. Os pesquisadores utilizaram também, para classificação da AR, os critérios estabelecidos pela Liga Europeia contra o Reumatismo (EULAR - do inglês, European League Against Rheumatism) de 2010.

Após as 8 semanas de suplementação com L. casei houve diminuição dos níveis séricos de Proteína C Reativa de Alta Sensibilidade (hs-CRP), redução de articulações doloridas e inchadas, com consequente redução na pontuação do índice DAS28 (p<0 a="" agentes="" alfa="" anti-inflamat="" aumento="" br="" como="" de="" do="" e="" estudo="" fator="" final="" foi="" inflamat="" interleucina-10="" interleucina-12="" marcador="" necrose="" no="" o="" observada="" p="" pr="" redu="" ria="" rios="" significativa="" tumoral-alfa="">
Além disso, as pacientes do grupo L. casei apresentaram melhor resposta ao tratamento, com base nos critérios EULAR (p< 0,01) e nenhum efeito adverso foi relatado com a suplementação.

“O uso do probiótico L. casei já foi relatado em estudos in vitro e in vivo, por regular o sistema imunológico, promover de maneira eficaz a redução de biomarcadores inflamatórios e promover a melhora da artrite reumatoide. Neste estudo clínico, o uso do L. casei mostrou ser seguro e potencialmente benéfico em pacientes com artrite reumatoide. Entretanto, mais estudos clínicos são necessários para confirmar estes resultados”, concluem os autores".

Texto escrito por: Rita de Cássia Borges de Castro 
Data: 04/04/2014
Retirado do site: www.nutrital.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário