Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Eixo cérebro-intestino: como a microbiota influencia a ansiedade e depressão

Nos primeiros dias de vida, os seres humanos são colonizados por microbiota intestinal comensal. Neste estudo, foram revisados os recentes achados mostrando a importância de uma microbiota saudável para a função cerebral normal. Os estudos acessados mostraram que as bactérias do trato gastrointestinal, incluindo as comensais, probióticas e patogênicas, podem ativar vias neurais e sistemas de sinalização do sistema nervoso central. Ensaios experimentais evidenciaram que a alteração na microbiota intestinal exerce forte impacto sobre ansiedade, sendo que as alterações de comportamento relacionaram-se com o status inflamatório e com diferenças no perfil de microbiota do trato gastrointestinal. Os autores deste estudo concluem que novos ensaios clínicos e experimentais voltados à compreensão do eixo cérebro-intestino são necessários, podendo fornecer novas abordagens para a prevenção e tratamento de doenças mentais, como a ansiedade e depressão.


Referência bibliográfica:

FOSTER, J.A.; NEUFELD, K.M. Gut-brain axis: how the microbiome influences anxiety and depression. Trends Neurosci; 2013.
 
retirado do site: vponline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário