Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

domingo, 30 de dezembro de 2012

Alimentação durante a gravidez e amamentação influencia o risco de obesidade na adolescência




A dieta da gestante deve ser rica em nutrientes para que seu bebê tenha saúde, não só na primeira infância mas pelo resto de sua vida!

Inúmeros estudos comprovam a relação entre dieta materna e o risco do desenvolvimento de doenças, entre elas obesidade, na vida adulta.

Abaixo um texto retirado do site nutritotal.com.br


"Estudo publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition conclui que padrões alimentares durante a gravidez podem aumentar a massa corporal gorda de adolescentes, enquanto que a amamentação poderá prevenir a obesidade.
O objetivo dos pesquisadores foi analisar as associações entre a dieta materna durante o terceiro trimestre de gravidez, a amamentação e a composição corporal em longo prazo.
Entre 1988 e 1989, 1127 mães de 1435 crianças preencheram um questionário de frequência alimentar sobre o consumo de alimentos e nutrientes durante o terceiro trimestre de gravidez e a amamentação durante seis meses. Após 16 anos, 415 mulheres e seus respectivos filhos adolescentes foram identificados para a participação desse estudo. A composição corporal, incluindo a massa gorda (MG) e a massa corporal magra (MCM) dos adolescentes foram medidas pela absorção de raios-X de dupla energia (DEXA).
Após a exclusão de alguns participantes, foram estudados no total 264 adolescentes. Os pesquisadores observaram que o consumo de carne vermelha pré-natal excessivo foi associado com o aumento de massa gorda nos adolescentes (aumento de 0,9%/porção, p<0 14="14" 25="25" a="a" adolescentes="adolescentes" amamenta="amamenta" associa="associa" associada="associada" aumento="aumento" cal="cal" com="com" de="de" decr="decr" dias="dias" e="e" entre="entre" filhos.="filhos." foi="foi" gorda="gorda" houve="houve" ingest="ingest" inversamente="inversamente" m="m" massa="massa" materna="materna" nos="nos" o="o" p="0,01).</div" rica="rica" scimo="scimo" superior="superior" tamb="tamb">
“A associação entre a dieta materna e composição corporal tem sido estudada em modelos experimentais, demonstrando que a dieta materna rica em gordura aumenta significativamente a gordura corporal total e abdominal na prole. Em humanos, os estudos que avaliaram as associações entre os fatores no início da vida e composição corporal dos filhos, foram quase todos realizados em crianças pré-púberes. Assim, este é o primeiro estudo que avaliou adolescentes de 16 anos”, comentam os autores.
“Portanto, este estudo contribui para o número limitado, mas crescente de estudos prospectivos que examinou a relação entre a dieta materna e composição corporal do adolescente. Este estudo sugere que a amamentação pode ter um efeito biológico benéfico para a prevenção de obesidade e que o maior consumo de carne vermelha durante a gravidez pode aumentar a massa gorda em adolescentes”, concluem.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário