Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Estudo mostra bactéria Lactobacillus reuteri promove a saúde

"Há um grande interesse no impacto de bactérias do ácido lático sobre a nossa saúde. Agora um novo estudo da Faculdade de Saúde e Sociedade, da Universidade de Malmö, na Suécia, mostra que a ocorrência de Lactobacillus reuteri no organismo promove a saúde.

Os seres humanos têm usado bactérias do ácido láctico durante milhares de anos para conservar e melhorar o valor nutricional dos alimentos sensíveis. Cepas hoje vários de lactobacilos e bifidobactérias são adicionados a muitos alimentos.

A pesquisa mostrou que vários tipos diferentes de Lactobacillus reuteri ter um efeito positivo sobre a saúde, incluindo vários tipos de distúrbios gastrointestinais e saúde oral. Acredita-se também que os lactobacilos desempenham um papel no desenvolvimento de alergias.

Na década de 1960, quando a bactéria foi descoberta, L. reuteri ocorreu naturalmente nos corpos de 30-40 por cento da população. Hoje é encontrada em 10-20 por cento.

"Nós relacionamos essa queda às mudanças no estilo de vida. Nós não comem alimentos fermentados, como chucrute, da mesma forma como antes e usar preservativos, que matam as bactérias nos alimentos e no corpo", diz Gabriela Sinkiewicz, um pesquisador na Faculdade de Saúde e Sociedade, da Universidade de Malmö, que em breve apresentará sua dissertação sobre L. reuteri.

Gabriela Sinkiewicz é um dos primeiros pesquisadores a determinar que a bactéria ocorre naturalmente no leite materno em algumas mulheres de países geograficamente diversificada. Ela comparou a ocorrência de L. reuteri no leite materno das mulheres em sete países em diferentes continentes.

"Em média, uma das sete mulheres tinham a bactéria em seu leite. No Japão e na Coréia, no entanto, as mulheres tinham maiores concentrações de lactobacilos", diz Sinkiewicz, que diz que a prevalência de L. reuteri no leite materno é importante, pois ajuda o sistema intestinal do bebê a amadurecer e sua defesa imunológica para se desenvolver. Ela também afirma que isso afeta o risco de desenvolver alergias.

Gabriela Sinkiewicz também estudou como L. reuteri afeta a saúde oral e estabeleceu que a ocorrência de ambas as placas e sangramento da gengiva diminuiu após apenas duas semanas de uso de goma de mascar contendo determinadas estirpes de L. reuteri".

"Estudos mostram que L. reuteri é altamente eficaz. Temos vários estudos em andamento que tratam diretamente da saúde bucal e alergias."

Fonte: http://dspace.mah.se/handle/2043/10570

Nenhum comentário:

Postar um comentário