Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Enxaqueca

Excelente texto!!!! Para quem sofre deste mal vale a pena ler e colocar em prática as dicas.

Prof. Dr. José de Felippe Junior

A enxaqueca é a dor provocada pela dilatação de vasos sanguíneos do encéfalo. Se esses vasos sanguíneos primeiro se contraem, o paciente inicialmente experimenta mudança na visão, frequentemente referida como " aura" e a dor de cabeça é chamada de enxaqueca clássica. A dor começa quando os vasos dilatam, sendo tipicamente pulsátil, frequentemente só de um lado da cabeça. Pode estar associada com náuseas e vômitos, e à sensibilidade a luz e sons altos. A dor pode ser tão severa, que incapacita o paciente, forçando-o a deitar-se num quarto escuro e silencioso, até a dor desaparecer.

O resultado das dietas de eliminação tem se mostrado animador, pois muitos pacientes melhoram dos sintomas, levando-nos ao seguinte pensamento: "A enxaqueca é uma alergia alimentar?"

Por causa dos seus ingredientes específicos, certos alimentos podem provocar enxaqueca. Aqui estão seis ingredientes que são mais frequentemente incriminados:

1. Aminas vasoativas: São substâncias capazes de dilatar os vasos sanguíneos. Elas incluem a tiramina e feniletilamina. A tiramina pode ser encontrada em queijos envelhecidos, fígado de galinha, creme azedo e vinho tinto (especialmente Chianti). A feniletilamina pode ser encontrada em queijos e chocolates.

2. Nitritos: são substâncias adicionadas às carnes como preservativos, e que as tornam mais vermelhas, podendo provocar enxaquecas em pessoas susceptíveis. Os nitritos são encontrados em salsichas e carnes embutidas.

3. Lactose: pode causar enxaquecas em pessoas com deficiência da lactase.

4. Cafeina: quanto maior a ingestão de cafeina, mais altas são as chances de se ter enxaqueca. Os usuários de cafeina têm 30% mais chances de apresentarem crises de enxaqueca. Pode ser encontrada no café, refrigerantes cola ou não cola e chás.

5. Cobre: este elemento está envolvido no metabolismo das aminas vasoativas e seu metabolismo pode ser anormal nos enxaquecosos. Alimentos que possuem alto conteúdo de cobre ou afetam a absorção ou o transporte do cobre no corpo, podem provocar enxaqueca. Os alimentos ricos em cobre são: chocolates, fígado de boi, ostra, semente de gergilim, castanha de cajú, semente de girassol, castanha do Pará e pistache. Frutas cítricas também aumentam a absorção de cobre. Um aditivo alimentar que transporta o cobre é o glutamato monossódico.

Em linhas gerais, evite chocolate, queijo, frutas cítricas, moluscos marinhos e álcool. Estes alimentos contêm aminas vasoativas, como a tiramina, que pode causar vasodilatação cerebral. Eles também são alergenos alimentares comuns. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca são deficientes nas enzimas que metabolizam estas aminas. Outros alimentos que contêm estas aminas são abacates, bananas, repolhos, beringela, abacaxi, batata, peixe em lata, carne curada, extrato de levedura, iogurte, figos em lata, cebolas e pasta de amendoim.

Evite aspartame ( encontrado no Nutra-sweet , Finn , Zero Cal). Este químico em especial foi implicado em vários estudos como um indutor de enxaqueca.

Alimentar-se de diversas refeições leves pode ajudar a inibir as ocilações de açúcar sangüíneo e a hipoglicemia.. Aqui está um dos diagnósticos diferenciais que não podemos no esquecer: a hipoglicemia. É muito frequente o paciente ser rotulado como portador de enxaqueca e na verdade sofrer de hipoglicemia. Roberts em 1971, analisando 421 pacientes com diagnóstico de enxaqueca severa e outros tipos de cefaléia de origem vascular, refratários à terapia habitual constatou que 54% apresentavam na realidade hipoglicemia funcional , através de teste de tolerância a glicose com 5 horas de duração . Não adianta fazer testes de curta duração .

Nitratos e glutamato monossódico são considerados indutores de enxaqueca. Verifique os ingredientes dos alimentos e em restaurantes.

Suplementos nutricionais recomendados Ginkgo biloba e matricária: Estas ervas apresentam ações interessantes na oxigenação das células cerebrais e funcionam como agentes antioxidantes poderosos. Estudos mostram que a matricária acalma a musculatura lisa das veias do cérebro. Ginkgo também estimula a oxigenação e age como um varredor de radicais livres.

Cálcio e magnésio: O cálcio ajuda a acalmar o sistema nervoso central e pode ajudar a controlar a dor. Falta de magnésio foi detectada em pessoas que sofriam de enxaqueca, e a suplementação com magnésio apresentou efeitos positivos no sistema vascular cerebral.

Vitamina B6: Testes mostram que pessoas que sentiam dores de cabeça como efeito colateral de medicamentos podem ser ajudadas aumentando os níveis de vitamina B6.

Lecitina: A lecitina contém um composto chamado colina que é muito importante para a atividade adequada da célula nervosa. Testes descobriram que os níveis de colina no sangue eram baixos em pessoas com dores de cabeça (enxaqueca) do tipo cluster.

Ácidos graxos omega-3 e omega-6: Testes concluiram que mesmo a enxaqueca grave pode ser tratada com ácidos graxos omega-3. O próprio cérebro é composto de ácidos graxos insaturados. Dose sugerida: Ingerir como recomendado usando a combinação de ácidos omega-3 e omega-6. Use óleo de peixe ou de sementes de linhaça e óleos da prímula da noite ou de borragem. Mantenha refrigerado.

Niacina: Um vasodilatador natural que tem sido usado tradicionalmente para a enxaqueca, a niacina ajuda a aumentar o fluxo sangüíneo para o cérebro. Não é recomendado para a enxaqueca do tipo cluster. Dose sugerida: Ingerir como recomendado, apesar de poder ser ingerido a cada duas ou três horas durante os períodos de dor. Conte com vermelhidão e tonturas , se você não usar a forma "no flush". A ingestão após as refeições minimiza a vermelhidão.

Capsicum: Resultados de testes indicam que a capsaicina intranasal ( um composto chave no capsicum) pode ser uma nova opção terapêutica para o tratamento de enxaquecas. Dose sugerida: Esta é uma maneira relativamente nova para aplicar o capsicum e não deve ser aplicada sem a supervisão de um profissional da saúde. A capsaicina pode causar uma intensa sensação de queimação. Ela é extraída da pimenta vermelha.

Gengibre: Esta erva carminativa aliviou enxaquecas em testes clínicos. Dose sugerida: Ingerir duas cápsulas a cada duas horas durante a enxaqueca. Procure produtos com potência garantida.

Combinação de ervas: Esta combinação deve incluir córtex de chorão branco, blue vervain, folhas de Chrysanthemum pathenium , folhas de alecrim, Scutellaria lateriflora e algas marinhas ( Fucus vesiculosus ).

Chorão branco : Esta erva contém uma substância chamada salicina e alguns acreditam que seja convertida em ácido salicílico, o principal componente da aspirina, no organismo. Enquanto alivia a dor, a salicina não "afina" o sangue nem irrita o estômago.

Blue vervain: A blue vervain é reconhecida na Europa e em outros lugares pela sua habilidade de reduzir a inflamação e a dor. Também ajuda a reduzir os espasmos musculares. Promove a perspiração, aumentando a limpeza promovida pelo chorão branco.

Chrysanthemum parthenium: Enquanto outras ações eram estudada, notou-se que alguns dos indivíduos sentiam um alívio da enxaqueca. Desde então foi analisada clinicamente quanto aos efeitos na enxaqueca e mostrou ser efetiva, especialmente em condições crônicas e em casos em que outros medicamentos falharam. Acredita-se que ela funcione contra a enxaqueca pela redução da inflamação nas regiões onde a dor é gerada.

Folhas de alecrim: O alecrim desempenha dois papéis nesta fórmula: alivia os espasmos doloridos e auxilia na redução da dor associada à enxaqueca. O alecrim também melhora a função hepática, promove a produção de bile e auxilia a digestão. Scutellaria lateriflora: A scutellaria ganhou reconhecimento em muitas partes do mundo. Suas duas principais funções são o alívio da tensão nervosa e a sedação. Dores de cabeça devido à tensão ou à deficiência de sono melhoram frequentemente com a scutellaria.

Algas marinhas: O armazém de nutrientes das algas marinhas auxilia muitos processos metabólicos no organismo. Fornece eletrólitos que podem ajudar a prevenir o edema. O edema e a inflamação estão associados à enxaqueca. As algas marinhas contém também algina, um laxante leve que acalma o trato gastro-intestinal.

Outros nutrientes
DL-Fenilalanina: Este aminoácido tem a capacidade de reduzir a dor em algumas pessoas. Dose sugerida: Ingerir como recomendado com o estômago vazio e com suco de frutas. Não use este aminoácido se tiver pressão alta ou estiver ingerindo alguma droga antidepressiva.

St. John's wort: Esta substância natural aumenta a produção de serotonina no cérebro e pode ajudar no tratamento e na prevenção da enxaqueca. Cuidado pode provocar lesão hepática.
Gaultéria, hortelã e capsicum: Podem ajudar a dissipar as dores de cabeça através do efeito carminativo e estimulante. A gaultéria e o hortelã também podem ser usados na forma de óleo essencial para a aromaterapia e para a massagem .


Outras terapias de Apoio

Quiropraxia: Há algumas indicações que os tratamentos quiropráticos não necessariamente reduzem a enxaqueca, mas podem ajudar com a redução da dor durante um ataque.

Relaxamento e Biofeedback: Muitos estudos sugerem que o biofeedback eletrotérmico pode reduzir a frequência e a severidade da enxaqueca.

TENS (Transcutaneous electrical stimulation - Estímulo elétrico transcutâneo): Se ele for adequadamente administrado, reduz significativamente a enxaqueca e outras dores de cabeça que são o resultado da tensão muscular.

Acupuntura : Há algumas evidências sugerindo que a acupuntura pode reduzir a frequência das dores da enxaqueca. Após o tratamento de acupuntura tradicional, pacientes com enxaqueca podem aprender a usar a acupressão - do-in - para abortar a crise de enxaqueca. Muitos médicos recomendam a acupuntura no tratamento da enxaqueca. É uma alternativa que, diferentemente das drogas, não apresenta efeitos colaterais e pode ser valiosa.

Fatos Científicos de Realce
Ingerir muitos analgésicos é considerado uma causa ( frequentemente não reconhecida) das dores de cabeça crônicas. Em muitos casos, quando os barbitúricos, acetaminofeno e narcóticos foram suspensos, as dores diminuíram dramaticamente. Este fenômeno em particular é referido como o efeito "analgesic rebound" e pode contribuir no agravamento da enxaqueca. Eliminar a cafeína e o uso de aspartame ( Nutra-sweet) também foram reconhecidos como benéficos na enxaqueca. Afastar hipoglicemia reativa é fundamental.


Referências bibliográficas
1- Paula Vicenti, DM .Enxaqueca.Revista da MBRL , 1(3):21,1995
2- Roberts, HJ . The causes, ecology and prevention of traffic accidents. Springfield,Illinois,1971.
3- Felippe Jr J. Estados Hipoglicemicos . In: Pronto Socorro: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Ed. Guanabara Koogan ,540-544,1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário