Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Firmicutes e bacteriodetes


No Congresso Internacional de Nutrição Funcional ano passado foi falado sobre os firmicutes e os bacteriodetes, bactérias intestinais ligadas ao aumento de peso corporal. Essa teoria demonstra a importânia de termos um intestino saudável rico em bactérias probióticas para manter o peso saudável.

Abaixo um texto interessante do médico Wilson Randó Jr.

"Firmicutes e bacteriodetes atuam no processo digestivo de alguns animais e já criaram fama por conta de uma nova teoria que tenta ligá-las à obesidade. Para os pesquisadores, quando estão em desequilíbrio, havendo predominância das firmicutes, é certo que haverá aumento de peso.

A razão é simples: as firmicutes podem converter carboidratos complexos, que usualmente não digerimos, em açúcares simples como a glicose. Com isso, o alimento que eliminaríamos sem ser digerido é absorvido e utilizado para gerar mais gordura.

A teoria foi testada em cobaias - um grupo com bactérias intestinais normais, outro sem firmicutes. Os ratinhos submeteram-se a dieta rica em gordura e açúcares e os resultados surpreenderam: os pequenos roedores sem firmicutes permaneceram esbeltos. Conclusão óbvia: as firmicutes ajudam a elaborar um excesso de calorias que irá se depositar como gordura.

É esperar para ver A supressão de bactérias intestinais “engordativas” poderia ser uma arma contra a crescente onda de obesidade, mas ainda não sabemos os efeitos colaterais que surgiriam. Até alguém decifrar com segurança vantagens e riscos de novos métodos, esse é o modo inteligente de emagrecer com saúde: dieta adequada ao tipo metabólico, menor ingestão de carboidratos de maneira geral, limitar gorduras e fazer exercícios. Se você já está ligado, vá em frente. É receita de saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário